quarta-feira, 30 de julho de 2008

Prestadoras terão que atender gratuitamente

A partir desta quinta-feira, 31, com a assinatura de um decreto presidencial, não poderá mais ser cobrado por parte de empresas de serviço, as ligações para pedidos de serviços de informação, reclamações ou solicitações de cancelamento de contrato.
No atendimento telefônico, a primeira opção do menu para o consumidor deverá ser "falar com o atendente". As empresas não poderão mais manter números distintos para os atendimentos referentes ao mesmo pacote de serviços. Isso significa que, se uma mesma empresa presta serviços de telefonia, internet e TV por assinatura, ela terá que manter um único número gratuito para atendimento ao consumidor.
Outra mudança que será estabelecida pelo decreto se refere ao momento em que o contrato perderá a sua eficácia. Os efeitos de um cancelamento solicitado pelo consumidor serão imediatos a partir do contato telefônico.
As novas regras serão aplicadas, além das operadoras dos serviços de telecomunicações, às instituições financeiras, companhias aéreas, transportes terrestres, planos de saúde, serviços de água e energia elétrica. Estes são os setores responsáveis, atualmente, pelo maior número de queixas dos consumidores.

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