quinta-feira, 21 de agosto de 2008

TCU aponta falhas no controle aéreo


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um relatório que apontou 13 problemas no sistema X-4000, utilizado no controle do tráfego aéreo. O relatório confirma muitas das denúncias feitas por controladores de vôos e afirma que as falhas encontradas “podem comprometer, de modo isolado ou em conjunto com outros fatores, a segurança dos vôos”.Foram, basicamente, três grupos de problemas encontrados na auditoria feita pelo TCU, divulgada ontem (20).

O primeiro é operacional, com falhas como duplicação de alvos, perda de contato, e aparição de alvos falsos na tela dos controladores; travamento do X-4000; e dificuldades no tratamento de informações falsas que entram sistema.

O segundo grupo é de falhas na manutenção do sistema, como falta de peças de reposição e descumprimento do contrato de manutenção do sistema pela Fundação de Aplicações Críticas Atech.

O terceiro conjunto é de problemas na funcionalidade, como a não apresentação de informações importantes para o controle de vôo, informações imprecisas nos controles de aproximação do Rio de Janeiro e de São Paulo, mudança automática no nível de vôo sem determinação do controlador e falta de integração do X-4000 com o sistema de gerenciamento das torres de controle.

Um quarto bloco é de deficiências no treinamento dos usuários, como a falta de padronização na forma como os controladores são formados e orientados a utilizar o X-4000.

Também foram encontrados problemas como indícios de ato antieconômico na contratação do serviço de manutenção com a Atech, carência de recursos humanos para dar suporte ao sistema e interferências no sinal de rádioNo relatório, o TCU recomendou ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado ao Ministério da Defesa e gestor do sistema de visualização do radar X-4000, que adote as ações necessárias para minimizar as falhas encontradas, “para garantir a segurança e acelerar o fluxo de aeronaves no espaço aéreo, reduzindo os riscos de acidentes e a ocorrência de atrasos”.

Agência Brasil

Cantor contrata mãe de aluguel


É cada dia mais novidades bizarras. Agora foi o cantor Rick Martin que anunciou ao mundo ser pai de filhos gêmeos.

Até ai nada demais, não fosse o fato das crianças terem sido geradas por uma mãe de aluguel. Seu agente anunciou que o agora papai, de 36 anos, vai tirar um ano só para cuidar dos rebentos em tempo integral.
As informações são do site americano "Just Jared".

Telemar dá problemas e pára cidade

Quem tentou falar ao telefone nesta tarde não conseguiu. Não se sabe porque mas os telefones apenas apontavam estar ocupados e não completavam as ligações.
Ate este momento diversas estações da empresa estão completamente paralisadas.

Gothardo anuncia trabalhos que terão incentivados

O prefeito de Volta Redonda, Gothardo Lopes Neto, anunciou, na manhã desta quinta-feira. os 30 projetos selecionados para serem beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A Lei que prevê verba anual de quinhentos mil reais para a realização de projetos culturais, neste ano promoverá a publicação de 12 livros, 11 CDs de música, duas peças de teatro, um show, um documentário, um espetáculo circense e um concurso de beleza com desfile.

Paranaense estava entres os mortos


O Palácio do Itamaraty, órgão onde situa-se o Ministério do Exterior, anunciou que o paraense Ronaldo Gomes Silva, de 25 anos, foi uma das 153 vítimas do acidente com o avião da empresa Spanair, ontem, no aeroporto de Barajas, em Madri.
Ele esteve em lua-de-mel no Brasil até a terça-feira passada, quando seguiu para a Espanha.
Segundo Rosana Gomes Silva, de 24 anos, irmã de Ronaldo, ele trabalhava como office-boy em Londres desde 2004. Ronaldo se casou com a espanhola Yanina Celisdibowsky num cartório de São Paulo no dia 3 de julho, mas, a cerimônia religiosa seria na Espanha, com a família da noiva dele.

Candidato impugnado terá de pagar multa

O atual prefeito de Valença, Antonio Fabio Vieira, teve a sua candidatura impugnada pela justiça eleitoral e ainda será obrigado a pagar uma multa de R$ 43,6 mil.
Sua candidatura foi impugnada pelo juiz da 111a. Zona Eleitoral, Cláudio Gonçalves Alves, que ainda o condenou ao pagamento da multa. O prefeito pode recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e permanecer em campanha até que o caso seja julgado.
Ele é acusado em duas ações do Ministério Público: a primeira envolvendo a distribuição de vales-gasolina a participantes de uma carreata em apoio à sua candidatura. Mais de 100 vales com os dizeres "Dr. Fábio Vieira" foram apreendidos por fiscais da Justiça Eleitoral num posto de gasolina em Valença. A outra ação foi pelo uso de imagens, na campanha eleitoral, de obras realizadas pela prefeitura.

Aciap promove debates em Barra Mansa

O auditório da ACIAP Barra Mansa sediará na próxima segunda-feira, 25, a partir das 19h, um debate com os cinco candidatos a prefeito do município. Ademir Melo (PSDB), Arnaldo Borges (PPS), Inês Pandeló (PT), Jonas Marins (PC do B) e Zé Renato (PMDB).
No debate serão discutidos as propostas do Mapa de Desenvolvimento de Barra Mansa. O documento, elaborado pela ACIAP BM, propõe ações para promoção do crescimento sócio-econômico do município.

Segundo as regras do debate, que foram encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o encontro terá duração máxima de três horas e terá como mediador o presidente da Diretoria Executiva da Associação, Marcos Aurélio Carvalho. As perguntas serão feitas exclusivamente pelos diretores da entidade, respeitando a ordem de sorteio. Elas versarão sobre os temas saúde, educação, cultura, estratégias para atração de novos investimentos, projetos para o setor rural, apoio à segurança pública, meio ambiente e política de impostos.

Cada candidato poderá trazer ao auditório somente cinco assessores, além do candidato a vice-prefeito. Os nomes dos assessores deverão ser enviados previamente à secretaria da ACIAP BM para que sejam confeccionadas as credenciais. A entrada no auditório estará restrita a imprensa e a convidados munidos de credenciais, de forma a se evitar tumultos

UniFOA doa uma tonelada de material para reciclagem


O Unifoa realizou, nesta terça-feira, 19, a sua segunda doação de material reciclável para a Associação dos Catadores de Resíduo Sólido de Volta Redonda (Reciclar-VR), localizada na Rua 35, nº 650, do bairro Santa Cecília. O material foi coletado nos campi do UniFOA.
A associação surgiu de uma iniciativa da prefeitura, e está funcionando desde 2001.

Materiais como plásticos, papel, papelão, sucata, vidro e alumínio são utilizados como matéria-prima pelo projeto, que separa esse resíduo e o transforma em fardos prensados, agregando valor ao produto que é vendido mais tarde para depósitos de reciclagem.

O Unifoa também apóia o lado social do projeto, ministrando palestras para os funcionários da Reciclar sobre temas diversos, como odontologia, nutrição, fisioterapia, e bem-estar em geral.

A cooperativa de catadores não só recebe contribuições, como também contribui com o desenvolvimento da mentalidade ecológica da população, principalmente das crianças, através do projeto “Aprendendo a reciclar”, que abrange 24 escolas municipais de Volta Redonda.

Atriz pode estar grávida

Boatos dão conta que a atriz Luana Piovani pode estar grávida de seu namorado Dado Dolabella.
Os dois namoram já há algum tempo.
A assessoria dos dois atores não se manifestou.

Polícia identifica dez suspeitos de envolvimento em chacina no Rio

A Polícia Civil do Rio identificou 10 dos 17 suspeitos de envolvimento na chacina da Favela do Barbante, na zona oeste da cidade, na madrugada de ontem (20). Entre os suspeitos, há três policiais militares, dois policiais civis e um bombeiro, além do filho do vereador Jerônimo Guimarães (foto), Luciano Guimarães.
O delegado do bairro de Campo Grande, Marcus Neves, que investiga o caso, informou que a Justiça do Rio expediu, na manhã de hoje (21), mandados de prisão contra alguns dos 17 suspeitos. A Polícia Militar e Civil também reforçaram o patrulhamento na favela.
Neves confirmou que haviam sido identificados dez suspeitos de envolvimento na chacina depois de participar de reunião com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e com o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, deputado Marcelo Freixo, na Assembléia Legislativa do Rio.
De acordo com o delegado, Luciano Guimarães, que é o atual chefe da milícia da zona oeste, não só comandou os sete assassinatos na Favela do Barbante como também participou da execução aleatória dos moradores. Marcus Neves acrescentou que Luciano Guimarães estaria chefiando a milícia no lugar do pai, Jerônimo Guimarães, o Jerominho, preso no Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu).
As investigações da Polícia Civil indicam também que há relação entre a chacina e campanhas eleitorais de candidatos envolvidos com as milícias da zona oeste. O delegado levantou, inclusive, a hipótese de uma da pessoas beneficiadas ser a candidata à Câmara de Vereadores Carminha Guimarães, também filha de Jerônimo Guimarães.

Agência Brasil

Garibaldi demitirá parente que trabalha em seu gabinete


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir o nepotismo no Judiciário, Executivo e Legislativo surpreendeu o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Ele admitiu ter que desligar um parente contratado para trabalhar no próprio gabinete.
Ele disse não esperar que a medida tivesse tal “amplitude”. "Pensei que a decisão viria ao encontro daqueles que tinham parentes no Judiciário e não nos outros poderes, mas o STF decidiu no sentido de que tivéssemos a decisão alcançando os demais poderes", comentou. "Agora é cumprir a decisão do Judiciário e aguardar os desdobramentos de como se deve proceder para cumpri-la através da súmula que será publicada", completou.
O presidente do Senado disse que a Casa fará um levantamento para saber quais senadores se encontram na mesma situação. "Não sei da repercussão em outros gabinetes de senadores. Isso se faz um levantamento para cumprir a decisão", disse.
O STF proibiu a contratação de parentes até terceiro grau nos três poderes. A súmula vinculante com a decisão será editada em julgamento hoje à tarde.
Proposta semelhante à aprovada pelo STF estava parada no Senado aguardando votação. "Não houve consenso. Todos nós sabemos e não é uma novidade. Inclusive, depois que eu cheguei à presidência, confesso que não houve cogitações no sentido de votar os projetos que estavam em andamento nesse sentido", admitiu.
Agência Brasil

Equipe de vôlei continua na busca da medalha



A equipe de voleibol feminina, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães despachou as chinesas, esta manhã por três sets a zero (parciais de 27/25, 25/22 e 25/14) e fez história em Pequim, garantindo vaga na final dos Jogos pela primeira vez.
O próximo desafio é a grande decisão neste sábado, às 9h (de Brasília).


A rival será a seleção americana, que venceu Cuba por 3 sets a 0.

Brasil fica com a prata no futebol feminino


A seleção feminina de futebol tentou mas ainda não conseguiu a tão sonhada medalha de ouro. Desta vez ficou para as americanas, que venceram na prorrogação por 1 a 0.
O gol de Carli Lloyd saiu aos 6 minutos do primeiro tempo da prorrogação e deu a segunda vitória seguida às americanas sobre o Brasil em final de Olimpíadas.
O Brasil leva a prata, o ouro fica com as americanas e o bronze com a Alemanha, que venceu o Japão por 2 a 0.