sábado, 26 de julho de 2008

Feira vira palco de eleição

A feira livre da Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, continua sendo o palco escolhido pelos candidatos as próximas eleições para conseguir mais um voto para a campanha.
Neste domingo, três dos cinco candidatos à prefeitura da cidade estarão no local fazendo campanha. –Cida, Granato e Neto. Além deles, Dodora também poderá estar no local, mas sua assessoria ainda não havia confirmado. O único que não irá, ao menos oficialmente, é Zoinho que ficará no bairro Santo Agostinho.

Farsa em Minas: cadela não achou criança alguma

Segundo o site G1, a história da cadela Xuxa, que virou celebridade por ter encontrado um bebê abandonado em Santo Antônio do Monte (MG), teve uma reviravolta. A dona do animal, Maria Luiza Campos, confessou à polícia nesta sexta-feira (25) que é a mãe do recém-nascido. Ela disse ter criado a história porque escondia a gravidez da família, mas ficou desesperada ao saber que a criança seria colocada para adoção.

O bebê está no hospital desde quarta-feira e foi batizado de João Gabriel pelas enfermeiras.
Ela deu à luz na madrugada de quarta-feira (23). Na ocasião, Maria Luzia disse aos vizinhos que a cadela havia encontrado a criança em uma caixa de papelão, em um terreno baldio. O caso ganhou repercussão nacional.

E agora Detran?


Picciani, Cabral e Murta Ribeiro, com problemas no Detran

Segundo o jornal O Dia, em sua edição deste sábado, os chefes dos três poderes do Estado do Rio podem ficar com suas carteiras de motorista suspensas por terem ultrapassarem 20 pontos em infrações de trânsito no período de 12 meses. Levantamento feito no banco de dados do Detran-RJ mostra que, além do governador Sérgio Cabral, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Carlos Murta Ribeiro, e o presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), também acumularam multas e pontos em 2006 e 2007, correndo risco de perderem suas carteiras de habilitação.
Como o jornal revelou ontem, Cabral também pode entrar na lista negra do trânsito: acumulou 34 pontos em sete infrações cometidas entre janeiro e outubro do ano passado. Outras duas infrações cometidas em 2007, ainda sem decisão administrativa final, podem somar mais 10 pontos ao seu prontuário.
Na sexta-feira, Dia do Motorista, o governador voltou a atribuir aos profissionais que conduzem seu carro particular a responsabilidade pelas multas e pontos registrados. Cabral disse que ligou para o presidente do Detran, Sebastião Faria, e perguntou se perderia a carteira e se deveria fazer aulas de reciclagem. “Claro que não fui eu que dirigi esse automóvel. É público e notório que, em 2007 e 2008, eu não dirigi”, argumentou o governador, admitindo, no entanto, que poderá participar do cursinho de 30 horas do Detran se seus recursos não forem aceitos. Em 2006, quando ainda era senador, Cabral levou outras oito multas e somou 35 pontos. No total, desde outubro de 2005, as 18 multas pagas atribuídas a Cabral somam 86 pontos.
Segundo Sebastião Faria, ele e todos os outros 100 mil motoristas que superaram os 20 pontos serão notificados em breve e terão 15 dias para apresentar defesa. Cabral disse que vai conversar com seus motoristas, instruí-los e pedir que procurem o Detran e assumam suas responsabilidades. Apesar de ainda não ter notificado o governador, Sebastião Faria afirma que Cabral terá direito a ampla defesa no Detran: “Aqui não existe privilégio nem tratamento diferenciado. Ele e todos que passarem de 20 pontos serão notificados e poderão perder a carteira depois dos recursos a que têm direito”, afirmou.

UFF trará mais cursos para Volta Redonda

O reinicio das obras do novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda, que deverá estar pronta até o ano que vem trará para a cidade mais cursos de graduação. Dois deles já foram definidos: Gestão Publica e Ciências Contábeis. A expectativa é que até 2010 sejam criadas mais de 2.000 vagas na cidade. O campus terá 23,4 mil metros quadrados, foi cedido pelo Governo do Estado e será sede dos cursos de Ciências Humanas e Sociais.
O novo campus será localizado no Aterrado e contará, além dos dois novos cursos com o de Administração, já existente na universidade.
Para 2010, está prevista para 2010 a criação dos cursos de Física, Química, Matemática, Pedagogia, Direito, Psicologia e Letras. Os novos cursos, somados aos iniciados no próximo ano, formam um total de mais de 2000 vagas.

Funcionários da Infraero decidem entrar em greve na quarta


Usuários da aviação podem ter problemas a partir de quarta-feira, 30. É que a partir da meia noite, funcionários da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) poderão entrar em greve.
A decisão foi tomada na quinta-feira e a greve será por tempo indeterminado. Além da paralisação, eles resolveram incluir um novo pedido na pauta de reivindicação: a troca de toda diretoria da Infraero.Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Lemos, os funcionários rejeitaram a oferta da estatal, por terem dúvidas em relação ao cumprimento de algumas cláusulas da proposta apresentada pela empresa.
Lemos afirmou ainda que a categoria quer a troca da diretoria da empresa. De acordo com ele, os funcionários reivindicam a troca dos diretores, que têm contratos especiais, por servidores de carreira da estatal.

Novela lembra de Dias Gomes

A novela Três Irmãs irá prestar uma homenagem ao dramaturgo Dias Gomes. O autor Antônio Calmon fará uma homenagem ao escritor criando o personagem Glauco, que será vivido por Guilherme Piva. Ele assim como Odorico Paraguassu, um dos maiores personagens de Dias Gomes e vivido pelo saudoso Paulo Gracindo (foto), não consegue arrumar defunto para enterrar.

Fim de semana com sol

A previsão para este final de semana é que o sol estará presente neste sábado e no domingo. A mínima deverá ficar em 15 graus nos dois dias. Para este sábado, o tempo deverá ficar nublado pela manhã, com o sol aparecendo a tarde, com poucas nuvens. A noite haverá algumas nuvens. O domingo será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer.

Expectativa do consumidor piora com inflação

A divulgação do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), nesta sexta-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria, apontou uma piora no mês de junho deste ano, com queda de 1,6% na comparação com março de 2008 e 1,2% na comparação com junho de 2007.
O INEC é resultado de pesquisa realizada pelo Ibope com 2002 pessoas de todo o país entre 20 e 23 de junho deste ano. Quanto mais baixo é o INEC, pior é a expectativa do consumidor. Em junho de 2008, ao somar 109,8 pontos, atingiu nível semelhante ao de meados de 2006. O INEC é composto por avaliações sobre a inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e expectativa de compras.
Os números da pesquisa mostram, porém, um cenário não muito comum. Apesar de os consumidores afirmarem estar mais endividados e com um receio maior quanto ao crescimento da inflação, e sobre a evolução de sua renda, essas avaliações negativas ainda não "contaminaram" as expectativas de consumo - que são as maiores desde 2001.

Fonte: G1

Jordanianos casam em massa

Cinqüenta e oito casais jordanianos casaram-se na sexta-feira, 25. A cerimonica coletiva foi patrocinada pelo governo, através da área de assistência social, que encorajou os casais a oficializar seus relacionamentos.

Sutiã errado pode trazer problemas

Mulheres devem ter cuidado com o sutiã que usam. Segundo a agencia Reuters, uma equipe da Universidade de Portsmouth testou cerca de 50 tipos de sutiã em centenas de mulheres durante os últimos três anos, e disse que os que oferecem pouco suporte podem fazer com que frágeis ligamentos nos seios se estiquem demais.
Segundo a pesquisa, durante uma sessão de exercícios os seios se movimentam até 21 cm para cima e para baixo, e de um lado para o outro.
Entretanto, a maioria dos sutiãs apenas limita o movimento vertical, eles afirmaram. E alertaram especialmente os modelos esportivos que se parecem a uma camiseta regata mais curta.
"Muitas mulheres têm preferências por determinados tipos de sutiã e não compram outro tipo de jeito nenhum", disse Wendy Hedger, uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto.

Fonte: Reuters

Chineses estão proibidos de nadar

Os moradores da cidade de Qingdao, que é sede das provas de vela nas Olimpíadas estão proibidos de nadar nas águas costeiras onde serão realizadas as provas.
A proibição vale a partir das oito da manhã do dia sete de agosto quando nenhuma pessoa poderá se banhar, nadar, pescar ou velejar na costa olímpica da cidade.
A medida tem por objetivo garantir a segurança do evento e estará em vigor até o dia 24 de agosto e se aplica a diversas praias de Qingdao. As águas que se estendem entre o leste da ilha de Tuandao até a região de Shilaoren estão interditadas para qualquer barco, iate ou lancha que não faça parte das flotilhas competidoras.
Igualmente, nas áreas recreativas ao leste de Huiquanjiao não será permitido nadar, mergulhar, pescar e brincar com réplicas de barcos com controle remoto, informou a secretaria de segurança da cidade.

Feijoada aumenta 250% em oito anos

Estudo elaborado pelo economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que dois dos principais itens da feijoada, prato preferido da maioria dos brasileiros, superaram a inflação dos últimos oito anos. Segundo Braz, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor-Brasil (IPC-BR) subiu 69,41% entre 2001 e 2008, o feijão preto acumulou nesse período alta de 248,42% e o arroz, de 146,76%.

Nos últimos 12 meses, contados entre julho de 2007 a junho de 2008, a variação média dos ingredientes da feijoada foi de 24,46%, superando o IPC acumulado de 5,96%. De acordo com o economista, essa é a maior elevação desde 2003, quando os 13 itens analisados subiram 35,96% em média e a inflação atingiu 16,12%.

Em entrevista à Agência Brasil, Braz disse que a pesquisa serviu para mostrar que produtos essenciais no dia-a-dia do brasileiro também tiveram alta expressiva nesse último período. O economista destacou que muitas pessoas que acompanham os números da inflação pela televisão e pelos jornais não se identificam com eles, porque a taxa divulgada pelos institutos de pesquisa é uma média da população, não é a inflação do indivíduo. "E muitas vezes há aquela afirmação de que essa inflação não existe: Eu paguei muito mais caro pelos meus produtos este mês”.
Ele explicou que na pesquisa, foi feita uma seleção menor de itens importantes na cesta de consumo das famílias, o que acaba aproximando os números da inflação da realidade da maioria dos consumidores. “Então, dá para ver que um produto extremamente popular, composto por itens que fazem parte das compras mensais das famílias, teve um aumento expressivo nos últimos 12 meses, principalmente quando se compara com igual período dos últimos anos.”

Braz destacou que o estudo demonstra que, ao longo do período 2001-2008), os produtos essenciais, que também são os mais baratos no preparo e no acompanhamento da feijoada, foram os que mais subiram: arroz, feijão e farinha de mandioca. A farinha de mandioca aumentou 120,69%. Já a carne defumada, a lingüiça e o lombinho, normalmente mais caros, subiram menos (55,98%, 51,07% e 67,10%, respectivamente) do que a inflação acumulada pelo IPC.
Para o economista, os aumentos no preço do feijão vão depender, entre outras coisas, da qualidade da nova safra. “O feijão subiu muito no ano passado. Este ano, até começou a ensaiar uma queda no preço, mas agora em junho começou a mostrar novamente tendência de alta”.


O economista não acredita que em 2008 o feijão suba, mas admite que "vai pressionar a inflação.”Quanto ao arroz, ele disse que a inflação foi provocada pelo aumento da demanda no mercado internacional, o que desviou o produto brasileiro para outros mercados, fazendo o preço interno subir. Braz acredita, porém, que esse movimento não vá continuar. “Como foi só uma questão de maior demanda internacional, essa demanda esfriando, como já vem acontecendo, a tendência é de o preço não subir tanto. E até cair no médio prazo”.


fonte: Agência Brasil

UniFOA realiza mais um vestibular

O UniFOA realiza neste domingo, 27, mais um vestibular para os seus 22 cursos. As provas acontecem no campus Três Poços.