sábado, 30 de agosto de 2008

Reality da vida na Globo

Bem interessante a pauta do programa Profissão Repórter desta terça-feira que irá enfocar o ‘reality show’ que se tornou andar pelas ruas das grandes metrópoles. São câmeras por todos os lados, 24 horas por dia, nas ruas, prédios, elevadores e, principalmente, nas mãos das pessoas.
O programa apresenta histórias impressionantes registradas por câmeras de segurança nos últimos meses como o acidente com um frentista e a idosa flagrada escondendo, sob o vestido, telas de TV de uma loja.

Morre a ‘Terta’ do Pantaleão




Foi enterrada na tarde desta sexta-feira (29) a atriz Julieta Ribeiro Barbosa, conhecida como Suely May, que morreu durante a madrugada. A atriz foi sepultada no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na zona Portuária do Rio.

Durante anos ela viveu um dos personagens mais marcantes de sua carreira: a Terta, esposa do Pantaleão vivido por Chico Anysio. Pantaleão sempre encerrava o programa contando uma mentira, confirmada por Terta, sua mulher. O quadro tinha ainda o Pedro Bó, afilhado do casal que fazia comentários sempre errados.

Ela estava internada na Ordem Terceira da Penitência, na Zona Norte. Segundo informações iniciais, ela foi vítima de um câncer e septcemia (infecção generalizada).

Sua ultima participação de Suely May na TV Globo foi na novela "Da Cor do Pecado".

Mais sobre Pantaleão e Terta

No início dos anos 70, Chico Anísio interpretava um personagem chamado Pantaleão, que tinha óculos com uma lente incolor e outra preta. Ele vivia contando "causos" mirabolantes, que ocorriam sempre no ano de 1927. Havia também a sua esposa Terta, a qual era solicitada para confirmar a veracidade de suas histórias mentirosas. Ele perguntava : "É mentira, Terta?" E ela respondia: "Verdade". O Pedro Bó era interpretado por um ator rechonchudo, quase velho, mas que fazia papel de garoto. Vez ou outra interrompia Pantaleão com uma pergunta imbecil. Por exemplo, Pantaleão contava uma história de caça:
Pantaleão : - Daí eu dei o tiro e matei os 2 passarinhos duma vez...
Pedro Bó : - Com a espingarda ?
Pantaleão :- Não, Pedro Bó, com cuspe. Eu cuspi pra cima e os passarinhos caíram.


fonte: Wikipedia

Ministro em Volta Redonda


O ministro do Trabalho, Carlos Luppi, é esperado nesta segunda-feira, em Volta Redonda, onde deverá fazer uma visita a CSN e participar da campanha do vereador Washigton Tadeu Granato à prefeitura.
Em sua agenda está também encontro com líderes religiosos e com empresários do setor do comércio.

Domingo é dia do Enem


Mais de 4 milhões de estudantes de 1.414 municípios vão fazer, neste domingo, em 8.510 locais em todos os estados, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas pelo Ministério da Educação a cada dois anos, e que está na 11a. edição. São 63 questões objetivas e uma redação, em que o candidato tem a oportunidade de testar seus conhecimentos. O exame é um dos requisitos para concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).


Mais de 500 instituições utilizam o resultado do Enem como critério para seleção de ingresso no ensino superior. Com uma boa pontuação, a prova pode ajudar na obtenção de bolsas, no acesso a programas de assistência social e facilitar a obtenção de vagas em cursos de graduação. As provas serão realizadas das 13 às 18 horas e os portões serão fechados às 12h55, segundo o coordenador nacional do Exame Nacional do Ensino Médio, professor Dorivan Ferreira.


Os candidatos devem levar apenas lápis, caneta, borracha e um documento de identidade, com fotografia. Não devem estar com aparelhos eletrônicos, como celulares e relógios que acessam Internet, pois terão que ser recolhidos, assim como as bolsas das candidatas e outros objetos que levarem. De acordo com o coordenador do Enem, o desempenho dos candidatos tem melhorado nos últimos anos e o teste serve também para aferir o aprendizado realizado nos 12 anos de escola do estudante, no ensino fundamental e no ensino médio.


Dorivan Ferreira deu entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, explicando que os estudantes que não tiveram uma boa nota em provas anteriores do Enem podem se candidatar ao teste novamente . As questões são semelhantes às dos vestibulares. Uma resposta errada não anula uma certa, como ocorre em alguns concursos públicos. Trata-se de 'prova multidisciplinar contextualizada com as coisas que aconteceram no mundo nos últimos tempos', diz o professor.


Quem perdeu o comprovante de inscrição pode retirá-lo pela Internet (www.enem.gov.br) para saber o local da prova, pois tem que apresentá-lo antes de ingressar na sala. Deve ser entregue também na sala de prova o Questionário Socioeconômico que foi enviado às suas casas juntamente com o Manual de Inscrição.

População brasileira chega a 189,6 milhões de habitantes


Os 5.565 municípios brasileiros têm atualmente 189,6 milhões de habitantes e a capital paulista é a mais populosa, com 10,9 milhões de pessoas. É o que mostra a pesquisa Estimativas Populacionais 2008, divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo indica que no segundo lugar do ranking dos municípios mais populosos do país aparece o Rio de Janeiro, com 6,1 milhões de habitantes, e, em seguida, Salvador, com 2,9 milhões.Belo Horizonte, que no ano 2000 ocupava o quarto lugar, agora está na sexta posição.

A capital mineira foi ultrapassada pelo Distrito Federal, que neste ano atingiu uma população de 2,5 milhões de pessoas. Fortaleza manteve nos últimos oito anos o quinto lugar na lista.A pesquisa mostra que, na outra ponta, está o município de Borá, em São Paulo, que continua com a menor população do país, estimada em 834 habitantes, apenas 39 a mais do que em 2000. Dentre os cinco municípios brasileiros com menos de mil habitantes em 2000, somente Borá e a cidade mineira de Serra da Saudade (com 889 habitantes) continuaram nessa posição em 2008. A pesquisa divulgada hoje inclui o novo município de Nazária (PI).De acordo com o IBGE, para os novos resultados populacionais foi utilizada uma metodologia que conciliou os dados do censo com os componentes demográficos, o que permitiu avaliar e até corrigir informações sobre o volume e a composição da população por sexo e idade.Os dados foram divulgados na edição desta sexta-feira do Diario Oficial da União.

Segundo o IBGE, as prefeituras têm 20 dias, a contar da publicação, para reclamar das informações contidas no estudo. Depois desse prazo, o IBGE tem até o dia 31 de outubro para encaminhar as estimativas ao Tribunal de Contas da União (TCU).

fonte: Agência Brasil

Donatela comparece ao seu próprio enterro


No capítulo de segunda-feira de A Favorita, Donatela irá ao seu próprio enterro. Depois de ser dada como morta, Lara busca enterrar aquele que acha ser o corpo de sua mãe adotiva. Embora seus avós não autorizem que este seja enterrado no jazigo da família, Lara trata de providenciar um enterro digno para ela.

Preocupada com o sofrimento da filha, Donatela, mesmo alertada por Pepe (Jean Pierre Noher) sobre o risco de ser descoberta, resolve ir ao próprio enterro.
Para prestar uma última homenagem à mãe, Lara não poupa despesas e realiza um velório de primeira grandeza para Donatela.

Logo no início, muito abalada, a jovem, à beira do caixão, faz questão de deixar claro para Irene e Gonçalo que não quer ver Flora (Patrícia Pillar) no local. Cúmplice da mesma dor, Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) consola Lara e, muito emocionado, lembra do amor que sentia por Donatela. Já, ao perceber a presença de Dodi (Murilo Benício), a jovem reage negativamente, mas é contida pelos avós.
Sem saber como será a reação de Lara, Flora, mesmo a contragosto de Silveirinha (Ary Fontoura), decide ir ao cemitério, para se assegurar de que a rival será mesmo enterrada, mas ela é repelida por Lara que não só a impede de colocar flores no caixão, como a manda ir embora do local. Donatela, que observa a cena à distância, fica orgulhosa e se comove com a atitude da filha.

Orquestra se apresenta com Juca Chaves


A Orquestra de Violoncelos do projeto Volta Redonda Cidade da Música se apresenta neste domingo, dia 31, no Espaço Cultural Juca Chaves em São Paulo. O concerto terá a participação especial do cantor e compositor Juca Chaves que se apresentará junto aos alunos do Projeto, sob a regência da maestrina Sarah Higino.
O repertório do programa inclui interpretações de clássicos como “Please Love Me”,de David Faulkner, “Violoncelada”, de Ernani Aguiar, “Quem Sabe?”, de Carlos Gomes, “Libertango”, de Astor Piazzola, e “Paixão Segundo Nosso Amor”, do próprio menestrel Juca Chaves.
Cerca de 28 alunos participam do concerto que será realizado às 11 horas, com entrada franca.

Ovelhas em destaque


A transformação nos métodos de criação dos ovinos do Rio Grande do Sul será o destaque do ‘Globo Rural’ deste domingo, 31. O programa exibirá uma matéria abordando uma solução que os criadores estão adotando para enfrentar as dificuldades de uma tradição centenária gaúcha: a criação de ovelhas destinadas para a produção de lã.

O repórter Carlos Dorneles viajou até o estado, que conta com o maior rebanho ovino do Brasil. Diretamente do município de Herval e arredores, região que concentra grande parte da produção, ele conversará com os criadores e explicará as razões para tais mudanças. Um dos motivos que o ‘Globo Rural’ destacará será o baixo preço da lã de origem animal no mercado internacional, o que desestimula os fazendeiros a criarem as ovelhas para esse fim. Em contrapartida, nos últimos anos, a carne de cordeiro vem passando por sucessivas valorizações, incentivando os criadores gaúchos a destinarem o rebanho para essa outra possibilidade, mais lucrativa.

O programa tem a apresentação de Hellen Martins e Nelson Araújo.

Regina Casé em Ciranda de Pedra


A atriz e apresentadora Regina Casé interpreta Eunice Jardim, uma apresentadora de televisão que vai à Vila Mariana conhecer o dom de Jovelina (Olívia Araújo) de ler o futuro nas unhas. “Quando a Denise me convidou, disse que pensou em mim assim que leu o texto. E o legal é que vestida com esse figurino de época, sinto como se estivesse representando a minha mãe, Heleida, que apresentava um programa feminino na TV Tupi”, contou Regina.

As cenas estão previstas para ir ao ar no capítulo deste sábado.