quarta-feira, 30 de julho de 2008

Brasil tem 40% dos portadores de HIV na América Latina

desembargador Alberto Motta Moraes.
De acordo com o Unaids, as maiores epidemias estão nos países com maiores populações, como Brasil, onde vivem aproximadamente 730 mil infectados, e o México, com 200 mil pessoas vivendo com o vírus.
Apesar de ser destaque entre os casos da América Latina, o Brasil é considerado por representantes do Unaids como um exemplo para outros países do mundo, não só na prevenção como também no tratamento da aids. O País foi um dos primeiros a conseguir estabilizar o número de infectados pelo HIV.
O Unaids estima que, desde meados do ano 2000, o Brasil conseguiu manter o índice de 30 mil novos casos por ano, índice que foi repetido em 2007.
"Apesar de o patamar ainda ser elevado, somos vistos como um exemplo para o mundo pois estamos conseguindo graças a ações de governo conter o aumento da epidemia", afirma Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Programa de DST Aids do Ministério da Saúde.
Além disso, os responsáveis pelo estudo apontam o aumento na distribuição e no uso de preservativos como uma das grandes conquistas do País na prevenção à doença. Outro dado positivo apresentado hoje comprova que o Brasil tem conseguido conter a chamada transmissão vertical em gestantes.

Nenhum comentário: