sábado, 16 de agosto de 2008

Morre Dorival Caymmi


O compositor Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado (16), aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal, teve falência múltipla dos órgãos e lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007.
Nascido em Salvador, no dia 30 de abril de 1914 era casado há 68 anos com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos, além de sete netos e cinco bisnetos. Deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’.
O seu corpo será velado, daqui a pouco, na Câmara dos Vereadores do Rio, no Centro, e o sepultamento deverá acontecer na tarde de domingo, no cemitério São João Batista, na Zona Sul.
A família aguarda a chegada de Dori Caymmi, filho do compositor, que mora em Los Angeles, nos EUA, para definir o horário do enterro.

Banda RDB anuncia sua separação


Para desespero de milhares de fãs, a maioria pré-adolescentes, a banda RBD anunciou, neste sábado, a sua separação.
Em comunicado postado no seu site, os integrantes do conjunto – Afonso, Any, Christian, Christopher, Dulce Maria e Maite anunciam a sua separação, mas deixam no ar a possibilidade de estarem fazendo, anualmente, uma turnê da banda.
No comunicado fica confirmado diversos shows entre os quais o de novembro no Brasil.
As causas da separação não foram anunciadas.

Egípcia dá luz a sêxtuplos


A egípcia Ghazala Khamis, de 27 anos, deu a luz a quatro meninos e duas meninas, em um hospital localizado na cidade de Alexandria, no Egito. As crianças nasceram de cesariana aos oito meses de gravidez. A mãe passa bem apesar de ter precisado de uma transfusão de sangue por causa de uma hemorragia durante o parto. Os bebês estão em incubadoras, segundo o diretor do hospital.

Datena nega armação no ar


O apresentador do "Brasil Urgente", José Luiz Datena, negou que tenha simulado uma entrevista ao vivo no programa da última quarta-feira (13/08).

A coluna "zapping" do jornal Agora desta sexta-feira, 15, trouxe nota dizendo que Datena conversou, aparentemente ao vivo, com o delegado Reinaldo Perez sobre um caso de pedofilia.Na tela, o selo de “ao vivo”.

Para o telespectador, teria ficado a impressão de que o delegado estava conversando com Datena, mas, no mesmo momento, Reinaldo Perez estava com Reinaldo Gottino e Percival de Souza, no “SP Record”.

Procurado pelo site Comunique-se, Datena diz que estava apenas comentando uma entrevista gravada e que em nenhum momento quis passar a impressão de que estava ao vivo com o delegado.

“Aconteceu o que acontece normalmente. Ficamos ao vivo com ele por quase quarenta minutos e gravamos um trecho de menos de cinco minutos para passar depois. Eu estava na tela, ouvindo e comentando a entrevista gravada”, diz Datena.

Obras da Beira-Rio, em Volta Redonda, são embargadas



O Patrimônio Geral da União (PGU), órgão ligado ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo Silva (PT), embargou na quarta-feira as obras de revitalização da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira Rio, e ordenou que a prefeitura destrua, no prazo de dez dias, todos os serviços já executados.

O embargo e a ordem de destruição foram baseados em uma questão meramente burocrática: a prefeitura não teria informado ao PGU a realização das obras de revitalização.

O curioso é que em nunca na história de Volta Redonda ou das cidades do Vale do Paraíba Fluminense nenhuma obra do gênero foi comunicada ou embargada por esse mesmo órgão. Aliás, o auto de embargo possui o número 001/2008, ou seja, é a primeira obra embargada pelo PGU no Estado do Rio de Janeiro em 2008. O órgão não agiu em nenhum outro local do Estado.

Obras semelhantes, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e das praias do Rio, nunca foram objeto de qualquer tipo de questionamento pelo governo federal.O PGU ordenou que a prefeitura retire quiosques, quadras, esportivas, chuveirão, portais, pontos de ônibus, rampa de acesso à passarela de acesso a CSN, cabeceiras de pontes e obras de alargamento de seus tabuleiros, bueiros e alas de escoamento de águas pluviais, academia de ginástica, ciclovias, via de caminhada e urbanização de modo geral.

O documento não indica ao governo municipal o que será feito com a área depois de destruído todo o trabalho já realizado, nem dá solução para o acesso à CSN naquele local, que ficaria inviabilizado.

O argumento do PGU é que as construções estão sendo realizadas em locais de “uso comum do povo”.

Ainda segundo o embargo, a construção estaria sendo feita em área de preservação ambiental permanente. O detalhe é que prefeitura tem do órgão ambiental federal, o Ibama o “nada a opor” para a realização da obra.- O que estamos fazendo na Beira Rio é uma revitalização. Então não entendemos que teríamos que comunicar. Não havia por que sermos embargados. Até mesmo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, não entendeu a questão - disse.


Vôlei de praia nas quartas-de-final


Depois de um susto no primeiro set, a dupla brasileira masculina de vôlei de praia, Marcio e Fábio, ganhou dos japoneses Asahi e Shiratori e passaram para as quartas-de-final pelo placar de 2 a 0, parciais de 23/21 e 21/15.
Eles enfrentarão, na segunda-feira, a partir das 10 horas (hora de Brasília) a dupla Gosch e Horst nas quartas-de-final. Os austríacos garantiram a classificação após vencerem Samoilovs e Plavins, da Letônia, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18).

COI tira medalha de sueco


A Comissão Disciplinar do COI desclassificou e retirou a medalha de bronze do lutador sueco Ara Abrahamian, que a jogou no chão, aborrecido por não ter conseguido um resultado melhor. Ninguém ficará com o prêmio ganho por ele na categoria até 84 quilos na luta greco-romana nos Jogos de Pequim. Depois da cerimônia de premiação, Abrahamian saiu do pódio, jogou a medalha no centro da pista e saiu.

Seleção brasileira na semi-final


A seleção brasileira de futebol masculino deu um susto, mas passou para a fase semifinal ao vencer, agora a pouco, a seleção de Camarões pelo placar de 2 a 0.

Em um jogo de muito pouco talento, a seleção brasileira não conseguiu marcar nenhum gol durante os 90 minutos e a partida precisou ir para a prorrogação.

O fantasma de 2000, das Olimpíadas de Sidney quando o Brasil perdeu para Camarões estava presente até aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação quando Rafael Sobis fez o primeiro gol. A seguir, quase no final, Marcelo marcou o segundo sacramentando a vitória.

A seleção brasileira jogou com Renan, Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes (Thiago Neves), Lucas, Anderson, Diego (Ramires); Ronaldinho Gaúcho e Rafael Sóbis (Jô).

Brasileira fica em novo no heptatlo

A brasileira Lucimara Silva conseguiu a marca de 40m34 no lançamento de dardos do heptatlo, a melhor marca nesta temporada.
Ela somou 674 pontos e ficou em nono lugar na primeira bateria, disputada neste sábado. Com o resultado, Lucimara pulou para 5.200 pontos e está provisoriamente na décima colocação geral.
Porém, ainda falta o somatório da segunda bateria. Nesta primeira etapa, quem se destacou foi Sonja Kesselschlager. A alemã conseguiu 44m28, somando 750 pontos. Ela está em oitavo no geral, com 5.260.

Cesar Cielo ganha medalha de ouro errada



O nadador brasileiro César Cielo que conseguiu a primeira medalha de ouro para o Brasil nestes jogos olímpicos quase que traz a medalha errada. É que ao subir ao pódio para receber a medalha pela vitória nos 50 metros livre, o nadador recebeu a medalha dos 50 metros feminino.
O erro só foi percebido após o Hino Nacional, mas demorou para ser corrigido já que ao sair do pódio ele foi abraçado por outros nadadores brasileiros que invadiram a área de competição dop Cubo d’ Água e fizeram uma grande festa.
Depois da comemoração e durante a entrevista coletiva ai sim a medalha foi trocada.
Cielo venceu a prova com vinte e um segundos e trinta centésimos - novo recorde olímpico. Em segundo lugar chegou Leveaux, quinze centésimos atrás (21s45). Em terceiro, Bernard (21s49). O oitavo colocado, o sueco Stefan Nystrand, cravou 21s72, 42 centésimos atrás de Cielo, menos de meio segundo, um piscar de olhos.