quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Lula busca votos para o Rio na China



Devidamente paramentado com o uniforme da candidatura do Rio de Janeiro à sede das Jogos Olímpicos de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quinta feira (7) a Vila Olímpica, onde estão hospedados todos os atletas que participam dos Jogos de Pequim.
Tirou fotos com as competidoras Tatiane Sakemi e Juliana Cury, da natação, e anunciou: quer ser cabo eleitoral da campanha Rio 2016.
Ao lado do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que o Brasil já mostrou, com os Jogos Pan-Americanos, que é capaz de receber grandes eventos esportivos. “Certamente algumas pessoas que viessem à China há alguns anos iriam dizer que o país não tinha condições de realizar uma Olimpíada. Você chega na China hoje e percebe a mudança econômica, a mudança na cidade, a mudança na estrutura. E eu estou convencido de que, do jeito que as coisas estão caminhando no Brasil, nós estaremos mais do que preparados para fazer as Olimpíadas de 2016”, afirmou a jornalistas logo depois de visitar a prefeitura da Vila Olímpica.
A campanha pelo Rio de Janeiro começou hoje mesmo. Em reunião com o presidente da China, Hu Jintao, e com o presidente da Assembléia Popular, Wu Bangguo, Lula pediu apoio do país à candidatura do Rio e saiu otimista. “Saí com a sensação de que nós vamos ter o apoio da China”, disse Lula a jornalistas. “Há uma compreensão tanto do presidente Hu Jintao, quanto do presidente Wu, que é presidente do parlamento, de que a América do Sul nunca teve uma Olimpíada”, contou.
Lula disse que gostaria de assistir aos jogos da seleção brasileira de vôlei masculino para estimular o time, que sofreu duas derrotas seguidas - contra os Estados Unidos e a Rússia. “Eu acho que a meninada, que são os melhores do mundo, vão ganhar”, arriscou.
Também lamentou não poder assistir ao jogo da seleção brasileira de futebol contra a Bélgica.
Quanto a medalhas, preferiu não arriscar palpites e frisou que já é uma vitória, para os atletas brasileiros que estão em Pequim, ter conquistado uma vaga para os Jogos.“Eu disse para os atletas lá no Brasil que a gente quando vai para uma Olimpíada tem que levar em conta que para chegar aqui cada um já deu o máximo de si. Ganhar medalha de ouro, prata ou bronze é uma conseqüência. O que vale, na verdade, é cada um deitar com a consciência tranqüila de que fez o melhor possível”, disse Lula.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: