sábado, 26 de julho de 2008

E agora Detran?


Picciani, Cabral e Murta Ribeiro, com problemas no Detran

Segundo o jornal O Dia, em sua edição deste sábado, os chefes dos três poderes do Estado do Rio podem ficar com suas carteiras de motorista suspensas por terem ultrapassarem 20 pontos em infrações de trânsito no período de 12 meses. Levantamento feito no banco de dados do Detran-RJ mostra que, além do governador Sérgio Cabral, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Carlos Murta Ribeiro, e o presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), também acumularam multas e pontos em 2006 e 2007, correndo risco de perderem suas carteiras de habilitação.
Como o jornal revelou ontem, Cabral também pode entrar na lista negra do trânsito: acumulou 34 pontos em sete infrações cometidas entre janeiro e outubro do ano passado. Outras duas infrações cometidas em 2007, ainda sem decisão administrativa final, podem somar mais 10 pontos ao seu prontuário.
Na sexta-feira, Dia do Motorista, o governador voltou a atribuir aos profissionais que conduzem seu carro particular a responsabilidade pelas multas e pontos registrados. Cabral disse que ligou para o presidente do Detran, Sebastião Faria, e perguntou se perderia a carteira e se deveria fazer aulas de reciclagem. “Claro que não fui eu que dirigi esse automóvel. É público e notório que, em 2007 e 2008, eu não dirigi”, argumentou o governador, admitindo, no entanto, que poderá participar do cursinho de 30 horas do Detran se seus recursos não forem aceitos. Em 2006, quando ainda era senador, Cabral levou outras oito multas e somou 35 pontos. No total, desde outubro de 2005, as 18 multas pagas atribuídas a Cabral somam 86 pontos.
Segundo Sebastião Faria, ele e todos os outros 100 mil motoristas que superaram os 20 pontos serão notificados em breve e terão 15 dias para apresentar defesa. Cabral disse que vai conversar com seus motoristas, instruí-los e pedir que procurem o Detran e assumam suas responsabilidades. Apesar de ainda não ter notificado o governador, Sebastião Faria afirma que Cabral terá direito a ampla defesa no Detran: “Aqui não existe privilégio nem tratamento diferenciado. Ele e todos que passarem de 20 pontos serão notificados e poderão perder a carteira depois dos recursos a que têm direito”, afirmou.

Nenhum comentário: