terça-feira, 19 de agosto de 2008

Projeto de turismo para terceira idade é sucesso


Foram três meses, 1,6 mil meios de hospedagem cadastrados em 321 cidades brasileiras, 3,5 mil intenções de reservas e uma média de 10 mil acessos diários no site de comercialização. Essa seqüência matemática é o resultado parcial do Viaja Mais Melhor Idade – Hospedagem, programa do Ministério do Turismo que de abril a junho deu suporte à comercialização de diárias de hotéis com 50% de desconto para turistas com 60 anos de idade ou mais que viajam, em períodos de baixa ocupação, para destinos em todo o país. Somente no Rio de Janeiro são 147 pousadas, spas e hotéis, localizados em diversas regiões do estado, como Angra dos Reis, Cabo Frio, Petrópolis e Conservatória, em Vassouras. A diária mais em conta custa R$ 15.
O programa visa promover a inclusão social, fazendo com que mais brasileiros conheçam a diversidade cultural e natural do país, e contribuir para alcançar a meta do Plano Nacional de Turismo, que é estimular a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno até 2010.
A terceira idade é um público muito visado pelo turismo por representar uma expressiva parcela da população brasileira. Em 2000, o Censo do IBGE registra que o Brasil possuía 15 milhões de idosos, e a estimativa é que em 20 anos esse número exceda os 30 milhões, totalizando 13% da população.
O turista da melhor idade possui maior flexibilidade de administração de seu tempo livre, o que se ajusta às políticas do MTur, que visam à criação de mecanismos para diminuir a ociosidade do mercado hoteleiro em períodos de baixa ocupação.
Para ter direito ao desconto, o hóspede deve fazer sua intenção de reserva online no site http://www.viajamais.com.br/, ou entrar em contato diretamente com o estabelecimento. No portal é possível consultar estabelecimentos que oferecem o desconto de 50% e pacotes disponíveis com preços e condições de pagamento especiais. O hotel é quem define a temporada de baixa ocupação e quantos apartamentos poderá oferecer para o turista.

Nenhum comentário: