domingo, 27 de julho de 2008

O Frio e suas dores

Época de frio é sinônimo de dores no corpo. Coincidência ou conseqüência? Se formos considerar que a temperatura corporal normal deve estar em torno de 36º graus isso é quase impossível obter-se nesta época quando as temperaturas ficam, em média, nos 20 a 25 graus. E, temperaturas acima ou abaixo disso exigem adaptações do corpo para garantir seu funcionamento e para isso o corpo humano dispõe de excelentes mecanismos fisiológicos que reagem com este objetivo.

Além disso, o homem desenvolveu máquinas e equipamentos que tornam a vida possível nos meios mais adversos ao longo de toda crosta terrestre.

No Brasil, onde o clima dos trópicos torna nossa vida muito mais agradável, nem sempre estamos preparados para os dias frios. Temperaturas abaixo de 10º como acontecem em alguns locais do país estavam fora de nossa experiência cotidiana.

Quem faz este alerta é a professora Mônica Carvalho, coordenadora do curso de Fisioterapia do UniFOA. Ela aponta que por causa do frio nos agasalhamos muito e ainda contraímos o corpo na tentativa de não perder calor, tentando conservar a temperatura que lhe permita o bom funcionamento.

Como conseqüências podem ocorrer deficiências no suporte sanguíneo, causando diminuição do metabolismo, encurtamento das fibras musculares, diminuição da massa e da força muscular, além de hipomobilidade (limitação articular), com alterações biomecânicas, ou seja, maior dificuldade do corpo de fazer certos movimentos, além de alterações posturais”, adverte a fisioterapeuta.

Dores em cicatrizes também são queixas freqüentes. Sendo formadas por tecido conjuntivo fibroso que tem em sua composição uma substância basal intercelular que contém líquido tecidual, as cicatrizes possuem elementos fibrosos e material orgânico. “Por possuírem tais elementos, elas têm vasos sanguíneos e linfáticos, o que faz com que possam apresentar o mesmo quadro das contrações musculares involuntárias, com deficiência no transporte sanguíneo e, conseqüentemente, dor”, explica Mônica.

Nas pessoas com idade mais avançada, as dores do inverno aparecem com mais intensidade já que as articulações são menos lubrificadas devido à diminuição da circulação periférica, que irriga as áreas mais profundas na tentativa de montar o equilíbrio da temperatura constante.
Outro detalhe que a professora alerta é que dores nas costas, nos ombros, no pescoço, podem acontecer principalmente pela manhã após uma noite encolhidos na mesma posição. Mas o que fazer para evitá-las?

Segundo a professora para evitarmos que isso aconteça devemos manter o nosso corpo aquecido através de exercícios físicos, aquecedores, bolsa de água quente, aquecendo os pés antes de dormir e muito agasalho. Além disso, uma boa seção de alongamento antes de nos levantarmos é uma boa sugestão não só no inverno.

Nenhum comentário: